Sonhos, perseverança e reconhecimento profissional

Dr. Paulo Lobo conta um pouco de sua história à Revista Médico

Assinaturas são as primeiras coisas que mais chamam atenção quando se entra no consultório do ortopedista e traumatologista Paulo Lobo Jr. A primeira que salta aos olhos, em uma camiseta ao lado de sua mesa de trabalho é de ninguém menos do que o Rei Pelé. A única coisa ostensiva ao seu redor é essa demonstração do sucesso que alcançou com a dedicação à ortopedia e traumatologia e à medicina do esporte lhe proporcionou: uma profusão de autógrafos de atletas, em especial jogadores de futebol.
 
Da formatura no curso de medicina pela Universidade Federal de Goiás, em 1981, até ocupar a coordenação médica da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em 2014, sua jornada foi impulsionada por sonhos, perseverança e reconhecimento por seu trabalho.

O reconhecimento mobilizou pessoas e, com uma carreira solidamente estabelecida, motivou o sogro, Nabil El Haje a investir na criação do Hospital Ortopédico e Medicina Especializada (HOME), inaugurado em 2009. Em apenas três anos, o hospital obteve credenciamento como Centro Médico de Excelência da FIFA.

“Se alcancei algum sucesso, devo a muitos: primeiro a Deus, aos professores que me deram oportunidades, à minha esposa e filhos, aos meus pais e aos meus sogros”, faz questão de frisar o ortopedista, para quem o sucesso é ser profissionalmente realizado. “Recompensa financeira é apenas consequência do reconhecimento pelo valor profissional”, enfatiza.



A Academia e o mundo

Depois da residência médica no Hospital de Base do Distrito Federal e da pós-graduação em cirurgia do joelho e traumatologia desportiva pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, na década de 1980 e de fazer uma especialização em ombro, em 1990, Paulo Lobo decidiu elevar a jornada acadêmica a patamares mais elevados. Em 1998, embarcou com a família para os Estados Unidos, e estabeleceu-se como fellow do Departamento de Cirurgia Ortopédica e Medicina do Esporte da Universidade de Pitsburgh (Pensilvânia), onde teve como mentor o renomado especialista Freddie Fu.

Em 2003, voltou aos EUA, para treinamento com o não menos reconhecido Donald Shelbourne, em reabilitação acelerada pós-traumática ligamentar do joelho, uma técnica inovadora que trouxe para Brasília. “A experiência mudou minha vida. Me colocou no cenário internacional”, conta. Dessa vivência também trouxe o sonho da criação do hospital, “que só se concretizou com trabalho árduo”, esclarece.

Jornada profissional

No serviço público do Distrito Federal, foi acolhido no Hospital Regional de Taguatinga e posteriormente foi transferido para o Hospital de Base e, hoje, mais uma vez, coordena, pela segunda vez, a ortopedia da Secretaria de Estado de Saúde do DF.

No mundo dos esportes, assumiu em 1988, a coordenação do Taguatinga Esporte Clube, que depois se tornou o Brasiliense. Em 89 entrou para o quadro do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação (Defer), o que o levou a um maior envolvimento com o esporte. Hoje, é um dos cinco profissionais que compõem a Comissão Nacional de Médicos do Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esse grupo comanda o inédito projeto de mapeamento das lesões no futebol Brasileiro.

Movido a sonhos e imbuído de uma disposição invejável, hoje, Paulo Lobo tem duas metas à frente: primeiro, junto com os oito coordenadores regionais de ortopedia, promover melhora na qualidade da oferta de assistência na especialidade. Em segundo lugar, o projeto mais ambicioso, que envolve todos os especialistas do DF, de ver construído um hospital especializado e com capacidade para atendimento a toda a população brasiliense. “É um sonho de todos nós, que vamos conquistar juntos. Ninguém faz sucesso sozinho”, ensina.

Fonte: Revista Médico – Sindicato dos Médicos do Distrito Federal





INSTITUTO PAULO LOBO
Dr. Paulo Lobo  

CRM-DF 4290
Hospital HOME
SGAS Quadra 613 Conj. C Consultório 1 - Asa Sul
Brasília - Distrito Federal - CEP: 70.200-730

FALE CONOSCO
(61) 3878-2647
(61) 99267-1410
secretarias.paulolobo@gmail.com